quarta-feira, 23 de novembro de 2016


# PRACEGOVER

Descrição da imagem:  Cadeira de rodas frente a uma escadaria sem corrimão.

Atividade IV

Inclusão e Acessibilidade


Para iniciar o texto é preciso saber o significado da palavra acessibilidade, acessível, que se pode ter acesso facilmente.
Com o passar do tempo acessibilidade começou a ser visto como construção de rampas e acessos aos mais diversos lugares sendo que não podemos nunca nos esquecer que acessibilidade deveria estar mais ligado ao acesso à Educação, ao trabalho, ao lazer, esportes, informação, saúde, tecnologia, equiparação de oportunidades isso em todas as áreas.
Acessibilidade também tem muito haver com aquisição de novos conceitos, posturas, atitudes.
A construção de um ambiente acessível é bom para todos, oferecendo qualidade de vida e a interação com um mundo completamente diferente do seu.
Lutar pela acessibilidade é um direito que possibilita equidade de oportunidades e assim acontece a inclusão.
A inclusão nada mais é que um olhar sem diferenciação, são atitudes naturais de igualdade.
Para que a acessibilidade aconteça de maneira segura, confortável e que siga um padrão foram criadas leis e normas regulamentadoras que auxiliam e padronizam formas de atendimentos/ adaptações construtivas, temos o Decreto 5.296/2004 que regulamenta a lei 10.048/2000, onde é priorizado o atendimento aos deficientes, idosos com idade superior a 60 anos, pessoas com crianças de colo ou lactantes e ainda em 2000 é estabelecida a lei 10.098 que adota critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências ou com mobilidade reduzida.
A NBR (norma brasileira Regulamentadora) 9050 padroniza medidas e sinalizações que melhor se enquadrem nas necessidades de uma pessoa com qualquer tipo de deficiência seja permanente ou momentânea.


# PRACEGOVER

Onde queremos chegar com a Acessibilidade?


descrição da imagem: Quatro pessoas uma atrás da outra estão em frente a uma escadaria em uma cidade grande com sol marcando 12 h, ou seja o sol está no meio do céu e não há nuvens e  a primeira pessoa é uma mulher  com um bebê em um carrinho, a segunda pessoa é um homem e está com uma mala de rodinha, a terceira pessoa é um homem idoso que faz uso de bengala, a quarta pessoa é uma mulher obesa, todos estão com raiva, expressão que demonstra em seus rostos.


  1. A uma vida independente
  2. As necessidades dos seres humanos "normais" são variadas, e a acessibilidade traz consigo uma variedade de serviços e equipamentos.
  3. A pessoa com deficiência tem o direito de viver com dignidade e integrada em sua comunidade.
  4. A cidadania também inclui decisões.
  5. A pessoa com deficiência deve ter o controle de sua situação.
  6. A determinação, a ajuda mutua são processos que libertam o deficiente a controlar sua vida.
  7. Integração entre pessoas com ou sem deficiência é muito bom para todos e todos só tem a ganhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário